quinta-feira, 26 de novembro de 2009

ATIVIDADE AVALIATIVA III TRIMESTRE - 20 pontos

Queridos alunos, podemos fazer uma comparação entre o uso da roupa e o da lingua. Devemos nos adequar à situação em que nos encontramos: se em situação formal, oficial ou solene usamos roupa "formal", se em situação descontraída, roupa "descontraída". Ninguém vai de maiô ao shopping center nem entra na praia em dia quente com blusão ou de terno e gravata. Essas não são roupas adequadas para aqueles ambientes.
  • Escreva pequeno texto, em forma de comentário, individualmente, refletindo sobre os diferentes usos da língua e a adequação desses usos conforme o ambiente (contexto) em que é empregada. Não esqueça de citar o uso do internetês. Dê outros exemplos comparando língua e vestimenta. Para realizar esta atividade, evita o internetês e o miguxês. Teu comentário pode ser feito a partir da postagem de um colega, ou seja, tu podes escrever sobre um outro comentário.

.

.
Adaptado por Mariléia Marchezan de:
BISOGNIN, Tadeu Rossato. Sem medo do internetês. Porto Alegre, RS: AGE, 2009.
.
Bom trabalho, pessoal!
beijo da profe Mariléia

24 comentários:

  1. Em cada lugar no qual visitamos precisa de uma roupa adequada assim como uma linguagem, não é certo ir á uma solenidade vestido com jeas ou tênis assim como não é certo na mesma se dirigir ás pessoas com uma linguagem popular ou vulgar. Nesses casos deve - se vestir adequadamente e usar uma linguagem culta.
    No meu ponto de vista as pessoas tem dificuldade a se adaptarem com isso, pois aparecem inadequados tanto na forma de vestir como de falar em vários lugares.

    Jéssica Bonazza. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com o comentário da Jéssica mas em certo casos não é necessário que se use uma linguagem culta. E sobre o uso de roupas inadequadas eu acho que as pessoas deveriam se vestir de roupa correta para certas ocasioes.


    Neiriane P. ;}

    ResponderExcluir
  3. No meu ponto de vista as pessoas deveriam primeiro analisar o ambiente e em que estarão, para que nao se vistam ou falem demodo muito formal ou muito informal. Muitas vezes confundimos as palavras corretas do nosso
    dia-a-dia como nosso popular internetês.

    Alisson

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que é necessário sim, nos adequarmos a cada ocasião, tanto no modo de falar, quanto no modo de vestir, e as pessoas tem muita dificuldade de diferenciar cada qual, principalmente em seu modo de falar, pois nem sempre usam a linguagem correta em cada caso, como muitas vezes usamos em nosso dia-a-dia a mesma linguagem que usamos na internet, etc.

    Letícia Almeeida :)

    ResponderExcluir
  5. O modo de se vestir e falar depende do local onde estiver , por exemplo se você estiver em um casamento deve usar uma roupa formal , por exemplo um terno e o modo de linguagem deve ser um pouco mais formal , não sendo tão de "malandragem" , que seria mais adequadas nas ruas e locais de estilo.
    Marcus Soler

    ResponderExcluir
  6. No meu ponto de vista acho que as pessoa teriam que pesquisar os lugares em que forem frequentar para poderem saber qual tipo de acessórios ou roupas que deveriam usar na ocasião em que estiverem, seje em uma formatura,casamentos,boates,aniversários e ate mesmo na escola,isso tudo também inclui a maneira de como falamos, em certas ocasiões devemos utilizar a linguagem culta e não uma linguagem vulgar.Muitas vezes no nosso dia-a-dia
    sem perceber abreviamos as palavras que escrevemos, isso atrapalha muito no desenvolvimento do aluno na hora de fazer trabalhos e redações.Isso acontece porque usamos o famoso "internetês" muito no nosso dia-a-dia ao falarmos com amigos e colegas no orkut e msn.

    ARIELE MARÇAL 103

    ResponderExcluir
  7. O modo que devemos nos vestir varia muito de acordo com o local em que estamos, por questão de educação nosso vocabulário também muda, pois não devemos usar termos vulgares se formos por exemplo em algum jantar formal, ou não devemos também usar biquines ou sungas para ir a um casamento.
    A linguagem do internetês é muito usada hoje em dia, pois a maioria das pessoas julga ser mais fácil, mais rápido de escrever na internet, usamos muitos termos que vimos na internet no nosso dia-a-dia, mas não deveriamos usar em lugares formais.

    Fernanda Reppetto. ;D

    ResponderExcluir
  8. Desde a criação do mundo que a linguagem e as vestimentas vem evoluindo.Conforme os tempos vão passando a linguagem , assim como a roupa devem estar de acordo com o local que frequentamos.
    Embora tudo esteja relacionado ao conhecimento adquirido por cada um de nós,alguns jovens se organizão em grupos e usam uma linguagem e roupas de acordo com a sua maneira de agir e pensar.
    Devemos todos saber como nos expressarmos dentro de cada situação e usar a roupa que melhor combine em cada momento,seja ela social ou não.

    Gabrielle Fontoura

    ResponderExcluir
  9. A entre a linguagem e o modo de se vestir varios pontos em comun ,pois a cada lugar em que nos encontramos devemos nos adequar ao ambiente em que nos deparamos.Muitas pessoas devido a internet acabam adotando no seu dia-a- dia varios modos diferentes de se comunicar,o que acaba muitas vezes ocorrendo com que elas ultilizem em ocasioes inadequados.
    Danielli Duo'

    ResponderExcluir
  10. No meu ponto de vista as pessoas deveriam se vestir ou falar de maneira correta com a presente ocasião.Em relação ao modo de falar,cada ser humano tem sua maneira,dependendo de cada região há grande variação de sotaques.
    Mas isso não o impede de se portar de maneira adequada e plausivel de acordo com a ocasião.Já em relação a maneira de vestir-se,cada pessoa tem sua personalidade,mas caberá a ela o bom censo da maneira correta ao vestir-se em determinadas ocasiões.
    Jéssica Gomes =D

    ResponderExcluir
  11. Na minha opinião eu acho que as pessoas deveriam
    vestir-se de modo correto em certas ocasiões, e
    tanbem utilizar uma linguagem culta, pois não podemos usar uma linguagem vulgar e nem simples como usamos com nossos amigos e colegas no orkut e msn que em nossa lingua chamamos de "internetês".
    Uelinton turma:103

    ResponderExcluir
  12. Na minha opnião as pessoas deveriam aprender a se vestir e usar a linguagem de acordo com as ocasiôes,isso ajudaria as pessoas a se tornarem mais cultas.

    Renan Rosso

    ResponderExcluir
  13. Concerteza temos que levar em conta o ambiente em que estamos. Cuidando tanto a roupa quanto a linguagem, pois não podemos frequentar a um clube com roupas de banho, e nem chegar em uma festa e usar uma linguagem vulgar ou inapropriada. E isso tudo muitas vezes é causado pela internet que não estimula os jovens a usar a linguagem correta, o chamado "internetês".

    ResponderExcluir
  14. Devo concordar com a Jéssia Bonazza, pessoas devem ser coerentes tanto na forma de vertir-se, quanto na forma de falr. Toda situação requer uma adequação ou seja se o indivíduo vai a um evento social não poderá usar roupas vulgares ou inadequadas para a ocasião, o mesmo ocorre com a linguagem, não é correto utilizar o coloquial e popular ou então o tão famoso "internetes" que hoje em dia é mais uzufruido pelos jovens do mundo inteiro, outro exemplo bem simples, é i assistir a uma partida de futibol com roupas de gala e usar uma linguagem muito rebuscada.
    Portanto para cada ocasião existe uma adequação.

    Cássia Delgado

    ResponderExcluir
  15. Na minha opinião cada lugar que você for,tem que ser a roupa adequada, ou seja cada lugar tem sua roupa própria para ir.Não precisa ser formal nem informal, ambos podem ir em qualquer lugar, falar qualquer assunto, mas seu modo de vestir-se tende ser mais adequado na ocasião.
    Isso não significa que um médico não possa ir na praia ou um advogado ir em um bar, pois todos nós somos livres para ir onde quiser com qualquer vestimenta, mas é preferido pesquisar em fotos e na internet como se agi nos lugares.

    Filipe 'Lpz' Lopes

    ResponderExcluir
  16. Acho que as pessoas deveriam vestir-se e falar corretamente em todas as ocasiões não só quando é necessario,mas caso cotrário tentar ao menos vestir e falar de acordo com a ocasião.
    Gabriela Silveira

    ResponderExcluir
  17. Eu concordo com todos os comentários a cima, ao qual eles falam de que, em algumas ocasiões nós precisamos nos adequar ao tipo de roupa certo e o tipo de linguagem que se é necessitada.

    Gabriela Fogliato

    ResponderExcluir
  18. Na minha opinião as pessoas devem se vestir adequadamente dependendo da ocasião, por exemplo uma pessoa não vai ir na praia de terno e gravata e falando uma língua formal ou não vai em uma escola de biquini.Portanto as pessoas tem que pesquisar em sites como se vestir em certos lugares.

    Sheilise

    ResponderExcluir
  19. Concordo com os colegas ai em cima. As pessoas devem se vestir dependendo da ocasião, nenhuma pessoa iria a escola, as lojas, na praça de biquine. Porém ninguém vai deixar de ir nos lugares, não precisa ser informal ou formal, podem ir em qualquer lugar, desde que estejam vestida de acordo com o lugar.
    Não significa que um vendedor de picolés não possa ir a um casamento e nem que um médico não possa ir a praia.

    Danielle Ribeiro :)

    ResponderExcluir
  20. Acho que as pessoas devem vestir a linguagem ideal , falar adequadamente não sair usando palavras vulgares ou que não seja para aquela ocasião isso serve também para o modo de se vestir vamos supor : não sair de casa com a roupa que quiser por exemplo , nós irmos sair para uma festa e ir de chinelo ou coisas desse tipo ...

    William Simões

    ResponderExcluir
  21. nos adequarmos há ocasião em que nos encontramos não é ponto de vista e sim necessidade,pois em cada lugar que vamos a maneira em que falamos muda. Todos deviamos falar o bom português.Em uma entrevista de emprego,você fala de maneira formal,assim como em uma apresentação de trabalho,por exemplo,ja na saida com amigos ou navegando na internet a maneira na qual nos encontramos a falar é completamente diferente pois ai,nos encontramos na maneira informal. Devemos sempre estar preparados para enfrentar o todo o tipo de lugar,o primeiro passo é nos adequarmos ao modo de falar de qualquer ambiente.

    suzy raeder

    ResponderExcluir
  22. nos adequarmos há ocasião em que nos encontramos não é ponto de vista e sim necessidade,pois em cada lugar que vamos a maneira em que falamos muda. Todos deviamos falar o bom português.Em uma entrevista de emprego,você fala de maneira formal,assim como em uma apresentação de trabalho,por exemplo,ja na saida com amigos ou navegando na internet a maneira na qual nos encontramos a falar é completamente diferente pois ai,nos encontramos na maneira informal. Devemos sempre estar preparados para enfrentar o todo o tipo de lugar,o primeiro passo é nos adequarmos ao modo de falar de qualquer ambiente.

    suzy raeder

    ResponderExcluir
  23. cada lugar tem sua roupa adequada.cada lugar que agente vai a linguagem muda tipo agente vai no tribunal tem que fala uma linguagem formal em casa com os pais uma linguagem normal. marcos

    ResponderExcluir