quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FORUM DE DISCUSSÃO – Ativ. Avaliativa – valor: 20

Queridos alunos, esta atividade é avaliativa, e para desenvolvê-la tu deves ler com atenção os comentários abaixo, refletir sobre o assunto e postar um comentário, conforme é solicitado abaixo.Atenção: só serão avaliados os comentários postados até o dia 10 de setembro.


@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

“Uma pesquisa mostra que para os brasileiros tudo vai bem nas escolas. Mas a realidade é bem menos rósea: o sistema é medíocre.” Assim inicia uma matéria da revista Veja/2008. Nela são apontados dados estatísticos tais como:

- 90% dos professores se acham bem preparados para dar aulas
- 89% dos pais consideram receber das escolas um bom serviço em troca do que pagam
- 68% dos alunos de escola pública acreditam que estão em uma escola ótima
- 89% dos professores se dizem capazes de despertar a atenção dos alunos em aula
- 65% dos alunos dizem que suas aulas são interessantes
- 22% dos professores de ensino básico não têm diploma universitário
-60% dos estudantes terminam o ensino fundamental sem saber interpretar textos

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

A partir dessas afirmações, escreve um comentário, em linguagem formal, expondo teu ponto de vista a respeito da TUA REALIDADE ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Tu podes mencionar exemplos para embasar tuas opiniões.
ATENÇÃO!!!!!
Manda o teu comentário para o e-mail da turma para que eu possa analisar antes de postares aqui no blog. Coloca como assunto do e-mail a palavra FORUM.

Bom trabalho!!
beijos da professora Mariléia.
.
.
.
.
.

30 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Na realidade a nossa cidade quanto à educação não temos muito a reclamar. Mas há carências, falta material didático e mais dinamismo pela parte dos professores. No Brasil o nível de ensino é muito baixo porque não há inovações, e tudo se repete ano após ano, tornando o ensino monótono, sendo que os alunos, na maioria das vezes, perdem o interesse pelo estudo.
    Os professores se acham bem preparados, mas muitos não buscam se atualizar. E tudo isso porque o governo não investe em escolas nem em cursos de aperfeiçoamento para professores, já os políticos, na maioria das vezes, desviam o dinheiro para outros fins, como beneficiamento próprio.
    Por todas essas coisas os alunos vão para o ensino médio não só sem saber interpretar textos, mas também sem nenhum conhecimento sobre línguas estrangeiras, sem saber desenvolver cálculos matemáticos envolvendo raciocínio, etc.
    Isso deve melhorar e muito, a culpa talvez não seja dos professores e muito menos dos alunos, mas sim do governo do Estado e do País, eles devem priorizar a educação porque sem ensino o país nunca será desenvolvido.



    Kelem Duarte T=103

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião os professores estão preparados para dar aulas, mas o governo contribiu com muito pouco para melhoria, incentivando a educação, alunos e profissionais com cursos de formação de professores e nos cursos profissionalizantes para os adolescentes que ficam sem saber o que cursar e sem opções de conseguir um futuro melhor.




    Filipe L. Lopes T:103

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, o ensino nas escolas está abaixo do que é exigido para se enfrentar um vestibular e depois uma faculdade.
    O governo paga mal seus professores, e cada vez menos eles fazem cursos de atualização de ensino.

    As escolas estão com seus materiais sem condição de uso. E os alunos cada vez mais desinteressados. Mas isso já é um problema que vem de casa, sendo que isso tudo fará com que se formem profissionais com pouca capacidade.

    Mas sempre é possível melhorar, basta todos nós ajudarmos.

    Gabrielle Fontoura

    ResponderExcluir
  6. A meu ver a educação não está sendo bem tratada pelas autoridades, pois muitos recursos não são coerentemente administrados. Para reverter essa situação as verbas devem ser melhor utilizadas e repassadas para as escolas, pois - com isso - as escolas terão mais recursos para oferecer aulas de qualidade aos alunos. Além disso, percebe-se que são poucos os professores capacitados para exercer a profissão e eles, consequentemente, também não acabam qualificando seus alunos para ingressarem em uma faculdade .

    Danielli Duó ;p agora sim ta certo

    ResponderExcluir
  7. A minha realidade escolar é boa, os professores são bem preparados porque estão se atualizando mais e, com isso, melhoram suas maneiras de ensino e cobram mais em sala de aula. Comparado ao ensino fundamental, os professores estavam mal preparados porque não se atualizavam, não cobravam em sala de aula, e por isso muitos jovens trazem carência de algumas matérias do ensino fundamental. A educação no Brasil ainda pode ser melhorada quando os governantes derem o devido reconhecimento, disponibilizando mais material didático, uma melhor qualificação para os professores e condições de infraestrutura para as escolas.


    Renan Bicca

    ResponderExcluir
  8. A minha realidade na escola eu a considero normal, se eu for falar que adoro estudar eu estarei mentindo, mas apesar disso, eu considero meus professores totalmente aptos a dar uma aula superinteressante, sem aquela chatice que é a aula de alguns.
    Já no resto do Brasil eu não sei dizer com complexidade se o ensino é igual ao meu, pode ser pior ou pode ser melhor, mas sei que o sistema educacional precisa de melhorias, e isso é em todo o país.



    Alisson

    ResponderExcluir
  9. A realidade escolar está deixando a desejar,devido à falta de interesse dos alunos para com as disciplinas e professores, pois os estudantes não estão mais se importando em aprender as matérias trabalhadas e sim apenas procuram alcançar a média a cada trimestre. Já os professores, apesar de terem interesse em ensinar os alunos, estão baixando a qualidade do ensino, pensando mais no bom rendimento dos estudantes, ou seja, nas notas.
    A educação do Brasil está indo de mal a pior devido à falta de investimentos do governo para com as escolas, professores e funcionários, que - desse modo - estão deixando o que deve ser feito de lado devido aos baixos salários que estão recebendo.

    Jéssica Gomes =D

    ResponderExcluir
  10. O sistema educacional se tornou um negócio, no qual as escolas recebem por aluno alfabetizado, recebem materiais para o ensino, mas acabam por não utilizá-los devido à falta de conhecimento e pessoas especializadas. Com isso alguns professores são sobrecarregados e sem qualificação ou treinamento específico. Há ainda estagiárias mal preparadas e que, muitas vezes, desenvolvem funções de professores sem estarem devidamente capacitadas, sendo que o aluno que não aprende é considerado como prejuízo ou perda de tempo para a escola. Já o aluno - no final do ano - não terá nenhum lucro, pois não estará alfabetizado.
    Escolas ditas de inclusão, mas que na realidade não incluem, na sociedade, nenhum portador de necessidades especiais e que, muitas vezes, elas mesmas discriminam seus próprios alunos por não quererem assumir suas falhas, aprovam alunos sem eles estarem alfabetizados ou, simplesmente, passam essas crianças como se fosse um fardo.
    Esta situação só irá mudar no dia em que os nossos governantes souberem administrar melhor o dinheiro e aprenderem a como investir melhor na educação brasileira, porque as crianças de hoje são o futuro de amanhã.

    ResponderExcluir
  11. O sistema educacional se tornou um negócio, no qual as escolas recebem por aluno alfabetizado, recebem materiais para o ensino, mas acabam por não utilizá-los devido à falta de conhecimento e pessoas especializadas. Com isso alguns professores são sobrecarregados e sem qualificação ou treinamento específico. Há ainda estagiárias mal preparadas e que, muitas vezes, desenvolvem funções de professores sem estarem devidamente capacitadas, sendo que o aluno que não aprende é considerado como prejuízo ou perda de tempo para a escola. Já o aluno - no final do ano - não terá nenhum lucro, pois não estará alfabetizado.
    Escolas ditas de inclusão, mas que na realidade não incluem, na sociedade, nenhum portador de necessidades especiais e que, muitas vezes, elas mesmas discriminam seus próprios alunos por não quererem assumir suas falhas, aprovam alunos sem eles estarem alfabetizados ou, simplesmente, passam essas crianças como se fosse um fardo.
    Esta situação só irá mudar no dia em que os nossos governantes souberem administrar melhor o dinheiro e aprenderem a como investir melhor na educação brasileira, porque as crianças de hoje são o futuro de amanhã.

    Suzy Nunes Raeder Auar. Agora ta certo 2'

    ResponderExcluir
  12. Gabriela Fogliato .-.9 de setembro de 2009 às 15:43

    A educação está desqualificada. Um dos motivos são os alunos que não têm o mínimo interesse, e outro são os professores que não conseguem passar o que sabem. Mas também não podemos esquecer o governo que, muitas vezes, é o culpado pela falta de qualidade de ensino nas escolas, pois falta qualidade no material didático, sendo que isso dificulta o apredizado e a qualidade de ensino das escolas, diminuindo a aprendizagem dos alunos. E no futuro esses estudantes não estarão bem preparados para ingressar na faculdade.

    Gabriela Fogliato :D

    ResponderExcluir
  13. Na minha opinião as escolas estão despreparadas em relação aos professores que muitas vezes estão desqualificados para passar o que sabem, o gorvendo também não ajuda e coloca coisas que mexem muito com o psicológico dos alunos que o que faz mudar o desempenho deles que tambem não estão preparados.

    Paulo Henrique Oleques Pires

    ResponderExcluir
  14. A minha realidade escolar não é muito boa, pois os alunos não estão se interessando muito pelas aulas e alguns professores também, porque eles acham sua remuneração baixa, e assim eles são afetados em seu trabalho não tendo o rendimento esperado.A educação no Brasil recebe poucos investimentos, já os professores não são aceitos nas suas propostas, se o governo tivesse um entendimento a respeito disso tudo, seria muito melhor a situação do ensino público brasileiro.

    Sheilise P.Vicente

    ResponderExcluir
  15. A minha realidade escolar deixa muito a desejar, pois os alunos não mostran interesse no aprendisado e o governo não fornece incentivo algum á educação. Os professores por muitas vezes não são qualificados e não recebem nenhum tipo de apoio pra que isso aconteça.
    Jéssica Bonazza. T: 103

    ResponderExcluir
  16. O nível de ensino no Brasil não é um dos melhores, e alguns alunos ainda não se interessam pela educação, e levam-na muito na brincadeira. A maioria só quer fazer as atividades para ganhar nota e passar de ano sem se importar se realmente aprendeu a matéria.
    Muitos professores nem têm tanta capacidade para dar aula e ensinar algo, e isso acaba prejudicando os alunos, pois em determinado momento da vida eles irão precisar saber aquilo que algum professor não ensinou. Há muitas crianças e até adolescentes que nem sabem escrever, trocam palavras fáceis, mudam letras, esquecem acentos... Tudo bem que ninguém é obrigado a saber tudo, mas, às vezes, os estudantes não sabem coisas fáceis, por culpa da pobreza no ensino.

    ResponderExcluir
  17. A minha realidade escolar é muito satisfatória, apesar dos grandes distúrbios que atualmente ocorrem na educação estadual do nosso Rio Grande. Mas repito minha realidade é muita boa, minha escola, aos meus olhos, é a de melhor ensino público de Alegrete, o que comprova isso é o alto índice de aprovação dos alunos desta em concursos universitários, ou seja, “temos o queijo e a faca na mão” cabe a nós alunos do Demétrio usufruir dessa oportunidade.

    Marcel Liscano

    ResponderExcluir
  18. Penso que, na realidade, milhares de pessoas estão enganando a si mesmas, quando o assunto é educação, sendo que as estatísticas apresentadas reproduzem exatamente isso.
    Na minha realidade escolar é boa, mas tenho algumas críticas, talvez construtivas: ainda existe a falta de materiais básicos em lugares como laboratório e biblioteca. Talvez a minha realidade escolar seja bem melhor do que a de outros adolescentes da rede de escolas estaduais. Mas se as pessoas parassem de mentir e de fingir para si próprias que está tudo bem com a rede pública de educação, talvez milhares de estudantes poderão ter um futuro mais promissor.

    Cássia Delgado.

    ResponderExcluir
  19. A minha realidade escolar é boa porque na escola onde eu estudo tenho professores bem preparados e um ótimo aprendizado, mas ainda acho que o governo brasileiro poderia investir mais na educação, construindo mais escolas formando assim alunos mais preparados para uma faculdade e professores melhores para esse cargo de tamanha importância para o futuro do nosso país.



    Neiriane P.

    ResponderExcluir
  20. A educação de hoje é bastante desqualificada, pois a maioria dos alunos não demonstram interesse pelos estudos e querem apenas a média trimestral, aprendendo ou não as matérias. Outra coisa que afeta a educação é a falta de investimento do governo em materiais de incentivo e salário de professores, que acabam se revoltando e fazendo greves que também afeta a educação.
    Muitos pais exigem de seus filhos uma nota máxima nos estudos, mas não são capazes de mandá- los estudar ou ao menos de sentar com o filho por alguns minutos e ver suas dúvidas, a educação de um aluno não é somente as 4 horas em sala de aula e sim estudo em casa diariamente... Em relação aos professores, muitos não são capacitados para o ensino da atualidade, e os professores antigos não conseguem acompanhar a tecnologia que invade as salas de aulas na atualidade, outros ainda nem são professores, são apenas estagiários (as) que ensinam aos professores mais antigos certas modernidades. O aluno só se dedica aos estudos se o professor faz algo que chame sua atenção. A educação pública brasileira, portanto, não apresenta boa qualidade, mas tem condições de melhorar!

    Rachel Marchezan :)

    ResponderExcluir
  21. A educação é o que forma o intelecto do ser humano, dela que vem o seu saber. Porém ela não tem tido o respeito que merece, pois o governo não dá o amparo necessário para as ecolas públicas, tanto para as redes municipais, quanto para as estaduais. A política para a educação realmente está deixando muito a desejar. Será que a juventude de hoje, vendo a atual situação dos professores e o estado como eles trabalham em sala de aula sentem vontade de serem professores? Está na hora de a educação ser repensada.

    ResponderExcluir
  22. COMENTÁRIOS (COM NOME) AVALIADOS ATÉ AQUI - EM 20 DE SETEMBRO.
    PROFE MARILÉIA

    ResponderExcluir
  23. O nível de educação no nosso País está muito baixo, e as condições de ensino estão ficando cada vez mais precárias. Não somente os professores, mas também as escolas não são preparadas o suficiente pra suprir as necessidades de ensino, pois alguns professores não gostam de seu trabalho, ou, acham sua remuneração mensal baixa e, descontentes acabam tendo um baixo rendimento dentro das salas de aula. E algumas escolas, por sua vez não tem infra estrutura boa, pois o governo investe pouco em educação e alguns políticos usam a verba pública para suas necessidades.
    Letícia Almeida :)

    ResponderExcluir
  24. A educação que eu tenho é boa, pois nesses cinco anos que tenho estudado nas escolas públicas tive boa base nos estudos. O problema é que alguns professores são despreparados, isso por experiência própria já que alguns professores, tanto das escolas públicas quanto das particulares, não tinham bases mínimas para dar aula, nem motivação devido aos baixos salários. Diversas vezes ouvi professores reclamarem de não gostar de dar aula, só ficam pensando em greve e,quando estão em aula, não se interessam em dar aulas. Mas no resto do Brasil, pelas informações que tenho, fornecidas pela televisão, jornal etc., a educação é muito ruim, sendo que diversas pessoas não sabem ler e escrever, sendo que isso deve ser o mínimo que todos deveriam saber.
    MARCUS SOLER

    ResponderExcluir
  25. O Brasil é um país que tem muito o que melhorar em termos de educação. isso porque muitas escolas, além de suas instalações precárias, sofrem com a falta de professores para ensinar os alunos. Além disso, o índice de analfabetismo é elevado, muitas crianças e jovens não frequentam a escola e são obrigados e trabalhar desde cedo.
    Todos nós sabemos que educação começa em casa, mas é na escola que aprendemos novas coisas e aprimoramos nossos conhecimentos, dando continuidade naquilo que nossos pais nos ensinaram. O governo devia investir mais em educação, para que todos possamos usufrui-lá, pois é ela que nos faz pessoas mais competentes e capacitadas.

    Laura Pizzutti Beulck Turma: 103

    ResponderExcluir
  26. A educação é o que forma o intelecto do ser humano, dela que vem o seu saber. Porém ela não tem tido o respeito que merece, pois o governo não dá o amparo necessário para as ecolas públicas, tanto para as redes municipais, quanto para as estaduais. A política para a educação realmente está deixando muito a desejar. Será que a juventude de hoje, vendo a atual situação dos professores e o estado como eles trabalham em sala de aula sentem vontade de serem professores? Está na hora de a educação ser repensada.
    ariele.marçal

    ResponderExcluir
  27. Minha realidade escolar é muito boa, pois não há falta de professores e eles estão muito bem preparados para dar aula. Mas não é bem assim em todas as escolas, porque há muita carência de professores e isso está sendo ignorado pelas autoridades, o que desvaloriza muito a educação do país.Como consequência muitos jovens terminam o Ensino Médio e não conseguem ingressar em alguma faculdade. Penso que o governo deve priorizar a educação, pois é dela que irão sair os profissionais do futuro
    Gabriela Silveira

    ResponderExcluir
  28. A educação não está ótima porque o governo não colabora, mas poderia ser bem melhor, pois poderiamos ter melhorias quanto à qualidade de ensino e nas salas de aula. Esses são alguns dos exemplos do que poderia ser melhorado.
    uelinton dorneles t103

    ResponderExcluir
  29. Nossa realidade escolar não é das piores, mas ainda deixa a desejar,
    pois temos professores quê apresentam dificuldade em passar o que sabem para os alunos.
    As escolas estão sem renda para comprar materias. E os alunos cada vez mais perdendo o interesse pelo estudo, as verbas não estão sendo repassadas para as escolas suficientemente, e isso acaba influenciando na baixa qualidade, pois as escolas não têm recursos para dar uma aula de qualidade para seus alunos.

    Isadora Souza.

    ResponderExcluir