terça-feira, 28 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA

Uma Nova epidemia?

Esta afecção está sendo considerada epidêmica no México, onde o governo já anunciou 149 mortes confirmadas causadas pelo H1N1 e 1600 casos suspeitos, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional" com grandes chances de tornar-se uma pandemia.

O que é ?
A gripe suína é uma doença infecto-contagiosa ocasionada por uma variante do vírus influenza A H1N1. A transmissão pode ocorrer pelo contato com animais infectados e também entre humanos.

Formas de Contaminação:
  • Por via aérea, contato direto com o infectado, ou indireto (através das mãos) com o contaminado;
  • Não há contaminação ao consumir a carne de porco, ou derivados.

Sintomas:

Assim como a gripe humana comum, apresenta: febre, cansaço, fadiga, dores pelo corpo, tosse e ainda sintomas característicos como diarreia ou vómitos.

Como tratar :

De acordo com a OMS, o medicamento antivirus oseltamivir, em testes iniciais mostrou-se efectivo contra o vírus H1N1. Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença.


A um passo de uma epidemia ?

  • No México eleva-se a pelo menos 152 o número de mortos.
  • Quarenta casos confirmados no Estados Unidos, seis no Canadá e na Escandinávia.
    Casos foram confirmados na Europa.
  • Duas pessoas de nacionalidade espanhola com caso confirmado. A Espanha declarou vinte casos suspeitos.
  • O Reino Unido confirmou a existência de duas pessoas infectadas.
    Foram registados casos suspeitos em França e Suíça.

Em São Paulo chegaram 2 suspeitas de gripe suína, de uma mulher e o outro, de um rapaz. Na mulher foi diagnosticado sinusite, mas o rapaz ainda está internado, seus exames saem nesta quinta-feira, dia 29.

Em Belo Horizonte, três pessoas foram internadas no dia 27. Todas estavam em Cancún, no México.

Em Salvador, Um caso suspeito, homem proveniente de Boston com todos os sintomas. Está internado no hospital Otávio Mangabeira fazendo exames e aguardando os resultados para a confirmação da infecção.

Nesta terça-feira, a Nova Zelândia confirmou ao menos três casos, e Israel, um. EUA, Canadá, Espanha e Reino Unido também confirmaram casos, mas não houve mortes registradas fora do México. No Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que está acompanhando os casos de 11 pessoas com alguns sintomas da doença. Todas elas tinham feito viagens a áreas afetadas pela gripe suína.



Na maioria dos aeroportos, passageiros que vieram de voos que saíram do México estão recebendo máscaras.

Em relação ás viagens, o Departamento de Estado dos EUA divulgou um comunicado onde recomenda que os cidadãos americanos evitem viagens "que não sejam essenciais" ao México.
"O Departamento de Estado alerta os cidadãos americanos sobre os riscos para a saúde de se viajar para o México no momento, por causa de um surto do vírus H1N1, a gripe suína. O Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) recomenda que sejam evitadas todas as viagens não essenciais ao México no momento", diz o comunicado.

Gabriela Fogliato :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário